quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Publicidade e Propaganda – O que é Publicidade e Propaganda?


Publicidade é uma atividade profissional diretamente relacionada a criatividade e a difusão de novas ideias e produtos. Saiba tudo sobre publicidade e propaganda com o Guia da Carreira.
A carreira de Publicidade e Propaganda é diretamente relacionada a criatividade, sensibilidade e também a difusão de novos produtos, ideias e negócios. Os Publicitários (profissionais de publicidade) tem como principal função atuar imaginando, planejando, produzindo e executando peças publicitárias ou campanhas publicitárias.
Como peças publicitárias ou campanhas publicitárias, pode-se entender como todo o plano e esforço de divulgação de uma marca ou produto, passando por diversos níveis, desde o nível psicológico até o nível direto em relação ao público.
De um modo geral, fazem parte da campanha publicitária de um produto: determinação de um público alvo para a publicidade do produto; elaboração de uma personalidade ou identidade para o produto baseado em seu público alvo; definição de um nome para o produto (quanto este não existir) e design de uma logomarca (identidade visual) para o mesmo; produção de peças ativas de publicidade tais como: outdoors, jingles (músicas publicitárias), flyers (panfletos), propagandas de TV e Rádio, propagandas em Revistas e Jornais, banners e etc..

Curso

Publicidade e Propaganda é um curso onde prática e teoria estão juntas durante toda a grade. Desde o primeiro ano o aluno se depara com disciplinas de: computação gráfica, redação, fotografia e diagramação. Embora o principal foco do curso seja lapidar e treinar o lado criativo do aluno, matérias mais técnicas como administração e economia também fazem parte da grade para uma formação mais completa e abrangente.

A profissão

Apesar de ser considerada uma profissão moderna, há fortes indícios de que a publicidade existe desde a antiguidade clássica, como em placas encontradas na Babilônia (Império ancestral do Oriente Médio, localizado aproximadamente onde atualmente é o Iraque) que continham inscrições informando a população sobre ofertas de alimentos, ofertas de joias e venda de gado.
Consideradas uma das principais variáveis que movimentam a economia mundial, seja através da divulgação de novos produtos ou seja através da divulgação de novas ideias, a publicidade é uma das maiores indústrias do mundo, tanto em volume financeiro, quanto em volume de produção de conteúdo.
O profissional graduado no curso de Publicidade e Propaganda, pode desenvolver atividades nas áreas de:

Pesquisa de Mercado

Atua fazendo o elo de ligação entre as agências de publicidade e os clientes. Cabe a este profissional levantar junto aos clientes as principais necessidades, requisitos e expectativas e repassá-los do melhor modo possível para dentro do contexto da agência, planejando toda a base da campanha publicitária.

Criação Publicitária

O profissional de criação, a partir das necessidades do cliente, é o responsável por toda a criação das campanhas publicitárias. Negocia junto as mídias a compra de espaço e modos de divulgação.

Publicidade de Mídia

Este profissional de publicidade é o responsável por pesquisar e escolher as melhores opções de mídia para a divulgação dos produtos. Especialistas nas diversas mídias e nos públicos das mesmas.

Produção Publicitária

Responsável por coordenar e dirigir a produção das peças de publicidade (jingles, propagandas, arte, folders, etc.).

Gerência Publicitária

Atua coordenando a ação dos demais, sendo o responsável por manter a unidade e também o foco das campanhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário